Modernização do data center: por que é tão necessária?

Cloud computing, Big Data, mobilidade e mídias sociais são apenas algumas das inúmeras tendências tecnológicas, já concretizadas, que estão obrigando os departamentos de TI a realizarem uma transformação digital.

Empresas que não fizerem isso não conseguirão sobreviver na economia da atualidade e do futuro, e certamente serão jogadas para fora do mercado.

E um dos trabalhos que a equipe de TI precisa realizar para promover a transformação digital é modernizar seu data center. Sem essa modernização, a infraestrutura não conseguirá suportar as novas tecnologias, nem as demandas cada vez maiores que surgem a cada dia.

A seguir, falaremos sobre os problemas gerados pelas infraestruturas legadas, e também sobre o real valor proporcionado pela modernização do data center.

Os problemas gerados pelos data centers legados

Seguem alguns problemas gerados pelos data centers legados, que impactam negativamente nos resultados da empresa:

São muito custosos

A evolução tecnológica é benéfica por uma razão: ao passo que as tecnologias vão ficando melhores e ganhando maior desempenho, seus custos vão caindo. E isso é bom principalmente para as empresas pequenas, que podem contar com a mesma infraestrutura de TI de grandes empresas pagando pouco por isso.

Ao usar um data center ultrapassado, a empresa acaba tendo prejuízos, pois ele está consumindo muitos recursos financeiros e não está a ajudando a atender às demandas.

Então, não é viável financeiramente manter algo que impacta negativamente no caixa do negócio e não contribui para o seu crescimento, principalmente numa época de crise econômica. A modernização do data center faz o oposto: aumenta o desempenho, ao passo que diminui os custos.

Não dão suporte às novas tecnologias

Aplicações empresariais modernas, plataformas de gerenciamento de dispositivos IoT, sistemas de Big Data, etc, não rodam em data centers legados. Isso porque eles requerem um maior desempenho, para poderem dar suporte às operações corporativas.

E sem o uso de tecnologias modernas, a empresa não conseguirá sobreviver no mercado.

Não ajudam a atender às demandas de forma eficaz

Nos últimos anos, o mercado vem mudando num ritmo muito acelerado. E os consumidores não só estão exigindo produtos e serviços novos o tempo todo, como também processos mais eficientes de entrega, suporte, atendimento, etc.

E para atenderem a essas demandas, as empresas precisam contar com um maior poder de computação, que não é proporcionado pelos data centers legados.

Fazem o negócio perder vantagens competitivas

Empresas que possuem um data center legado estão um passo atrás da concorrência. E a curto prazo, a perda de vantagens competitivas, resultada da não utilização das novas tecnologias, jogará a organização para fora do mercado.

O valor proporcionado pela modernização do data center

Muitas empresas se negam a modernizarem seus data centers porque querem obter mais ROI delas. Porém, nos dias de hoje, data centers legados não geram mais ROI, por causa de todos problemas listados anteriormente.

Eles geram, na verdade, muitos prejuízos, que impactam negativamente no caixa da empresa e a impedem de crescer. Portanto, a modernização do data center deve ocorrer o quanto antes, para que a empresa dê início ao seu projeto de transformação digital.

Quanto ao valor gerado pela modernização do data center, ele é incalculável. Ela ajudará a empresa a ficar num patamar igual ou superior aos dos seus concorrentes e sobreviver e prosperar no mercado atual e futuro, por meio:

  • Da drástica redução de custos, que é fundamental principalmente em épocas de crise econômica;
  • Do aumento do desempenho da infraestrutura de TI;
  • Do suporte às tendências tecnologias, como cloud computing, Big Data, IoT, mobilidade e mídias sociais;
  • Do atendimento mais eficaz das demandas geradas tanto pelo mercado como pelos consumidores.

E sua empresa, já modernizou seu data center? Aproveite para saber como podemos ajudá-lo no seu projeto. E se tiver ficado com alguma dúvida, basta entrar em contato conosco!

 

Deixe uma resposta