Transformação digital – Quais os segmentos mais críticos?

Empresas que utilizam e estão alinhadas com a transformação digital lucram mais – e isso não é uma novidade para ninguém. Afinal, as tecnologias permitiram grandes avanços nos processos produtivos e no desenvolvimento de produtos e serviços, garantindo diferenciais de mercado.

E apesar de esta ser uma necessidade para qualquer tipo de empresas, há algumas rotinas e segmentos que são considerados críticos pelos especialistas e merecem maior atenção ou prioridade. Listamos a seguir algumas destas áreas. Talvez seja também a necessidade do seu negócio neste momento. Confira!

Gerenciamento de dados

A quase inimaginável quantidade de dados e informações que uma empresa precisa manejar, o que requer a aquisição de soluções eficientes e que ofereçam autonomia. Um exemplo disso são as soluções da KalTI, que oferece uma plataforma de gerenciamento de dados distribuídos desenvolvida pela K2View, integrando dados de qualquer fonte (Big Data, Cloud Computing, IoT, RDBMS, social medias, etc.) e as fornece em tempo real para os gestores.

A migração de dados, mascaramento de dados, gerenciamento de dados de teste, migração para nuvem e outras rotinas – que sempre foram consideradas como áreas críticas – não são mais um entrave para o seu negócio!

Segurança da informação

A segurança da informação é um dos grandes desafios na transformação digital. As empresas precisam manejar um fluxo sem precedentes de dados, seja do negócio ou mesmo dados confidenciais de clientes. A quebra de segurança pode inclusive resultar na quebra da própria empresa e a deterioração de sua imagem.

A cada dia as ameaças se tornam mais frequentes e assertivas, e é preciso ter ferramentas que garantam a segurança de dados e a continuidade dos processos de TI, para que não haja perda na continuidade dos processos.

Integração de sistemas

A integração dos sistemas em todos os setores do processo produtivo das empresas é uma das principais necessidades da transformação digital às empresas. Não dá para ser competitivo com atividades descentralizadas digitalmente. Além do uso de tecnologias que possam integrar as informações e fornecer dados que otimize a tomada de decisão dos gestores, é importante aproximar as áreas e profissionais, otimizar a comunicação e traçar objetivos comuns para todos os setores.

Talentos humanos e novas estratégias de negócio

A transformação digital requer também pessoas capacitadas e adaptadas a este fluxo de mudanças. Novas ocupações vêm surgindo para atender às demandas da conhecida como Quarta Revolução Industrial. Capacitar talentos humanos é essencial para que a empresa ingresse na transformação digital.

E não é só isso: as estratégias de gestão devem ser revisitadas e atendidas de perto. Há uma disrupção nos modelos tradicionais de gestão. O core business ou negócio central deve ser enxuto e ágil, com custos eficientes – um exemplo disso é o modelo executado hoje novas áreas a serem exploradas utilizando as oportunidades da digitalização, gerando diferenciais no cerne da empresa.

Veja também: Veja também Visão 360 dos clientes

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