Orquestração de Dados e a importância para o seu negócio

A orquestração de dados tem se tornado um termo muito frequente, não apenas entre os profissionais de TI, mas entre os gestores de empresas de diferentes segmentos. Muitas vezes as empresas utilizam sistemas diferentes e distintas ferramentas tecnológicas no seu processo produtivo. É fato que empregam muitas tecnologias, diferentes sistemas operacionais, que exigem metodologias e tratamentos distintos, conforme cada um de seus fornecedores.

Mas o negócio pode sofrer pela falta de integração, uma vez que é comum as empresas tratarem os seus dados como sistemas separados: sem integração, há uma demora na capacidade de resposta, comprometendo a sua produtividade e os seus resultados em geral.

Em grosso modo, pode-se definir a orquestração de dados como uma abordagem que utiliza diferentes ferramentas de TI do negócio de modo integrado, distribuindo dados e recursos da forma mais conveniente para as necessidades da empresa em determinado momento. A orquestração de dados também é uma estratégia de gestão.

Assim como um maestro em uma orquestra, que não toca nenhum instrumento, mas determina toda a procedência da apresentação, a orquestração de dados é capaz de integrar sistemas de maneira harmônica. É uma metodologia que comanda o ritmo da integração, determinando a atividade ou o serviço certo no momento certo.

Orquestração de dados com foco nas necessidades e perspectivas do negócio

Desta forma, a solução está em adotar uma ferramenta que facilite a coordenação e execução da consulta através de diferentes mecanismos de processamento e repositórios de dados de modo sistêmico, sem falhas ou riscos. Uma solução de orquestração de dados deve ter foco não apenas nos processos de TI da empresa ou das ferramentas utilizadas em seu processo produtivo, mas sim, nas necessidades e perspectivas do negócio.

Por isso, além de integrar as soluções utilizadas e os dados da empresa, o gestor pode ter resultados ainda mais grandiosos quando literalmente coloca “os dados para trabalhar” em função do seu negócio, ampliando assim as suas possibilidades.

K2View Data Fabric e orquestração de dados

Uma das soluções mais completas e assertivas do mercado é sem dúvida a K2View Data Fabric , distribuida pela KalTI. Esta ferramenta permite integrar todos os dados em torno de seu ambiente, gerenciando-os e transferindo-os para arquiteturas distribuídas com redução de tempo e recursos, sem que para isso seja necessário interromper o seu processo produtivo. Além disso, a solução permite usar de maneira plena SQL e NoSQL de forma integrada, em um ambiente de gerenciamento de dados.

Com o K2View Data Fabric, o seu negócio alcança vantagens estratégicas, uma vez que reduz consideravelmente o tempo e seus investimentos na automação de processos complexos e repetitivos, padroniza tarefas do seu ciclo produtivo – ampliando assim a sua capacidade de resposta – e reduz riscos, falhas e contingências.

Com esta nova abordagem, é possível ainda direcionar melhor os recursos operacionais e otimizar as atividades que geram valor para a sua empresa. Afinal, é justamente o crescimento sustentável da produção o objetivo de qualquer negócio bem sucedido.

Veja também: o produto ETL – Migração de dados

Gostou das dicas sobre orquestração de dados? Deixe um comentário e divulgue esta matéria em suas redes sociais!

 

 

 

Deixe uma resposta