Transformação digital é uma necessidade para qualquer empresa

A sua empresa está preparada para a transformação digital? Este é um caminho sem volta e já vem ocorrendo em todo o mundo. Cada vez mais as empresas estão mais dependentes das tecnologias digitais e irá permanecer no mercado, nos próximos anos, apenas aqueles negócios que conseguem desenvolver diferenciais a partir destas tecnologias.

Transformação digital para empresas

A chamada transformação digital é um processo de reestruturação de uma empresa para que ela se torne essencialmente digital, e por consequência, mais competitiva e dinâmica. Trata-se de um upgrade que envolve todas as mudanças de processo, de estrutura e de cultura organizacional, com foco no amadurecimento tecnológico.

Ainda muitos gestores possuem dificuldades em compreender o que isso significa. Mas basta observar como o comportamento das pessoas mudou nos últimos 10 anos. O brasileiro passa em média (atualmente) 1/3 de seu tempo útil conectado a alguma tecnologia móvel e à internet. Cada vez mais os dispositivos eletrônicos agregam muitas funções e diferentes tecnologias. Através dos celulares, é possível executar uma série de atividades inimagináveis há uma década.

Nas empresas não é diferente: processos cada vez mais automatizados e funcionais a partir do uso das tecnologias digitais e de metodologias ágeis e enxutas. Envolve ainda pessoas capacitadas e uma cultura organizacional que tenha abertura para as mudanças.

Mas transformar os processos produtivos com foco na transformação digital pode ser algo caro e lento, cabendo aos gestores a análise estratégica e tomada de decisão mais assertiva. Assim como ocorreu na transição da era agrícola para a era industrial, vivemos um período de intensa mudança entre a era industrial para a era do digital, pautada pelo conhecimento, tecnologia e experiência.

Como aplicar a transformação digital nas empresas

Desta forma, fica fácil entender que a transformação digital representa hoje uma importante necessidade para qualquer empresa. O físico e o virtual, o on-line e o off-line, se misturam na rotina empresarial, assim como no dia a dia das pessoas.

Além de obterem os melhores resultados e a alta performance através dos seus processos produtivos internos, bem como no atendimento ao mercado e posicionamento junto aos clientes. Vejamos algumas formas de a empresa se adaptar à transformação digital:

Mudança de visão

Trata-se muito mais do que adquirir computadores eficientes e tecnologias que possam expandir os seus resultados. É uma mudança na filosofia do negócio, na estrutura organizacional, na prática diária e visão do mercado. Além disso, a empresa precisa se adaptar à esta nova realidade.

Processos enxutos

As tecnologias digitais são essenciais para tornar os processos produtivos mais enxutos e econômicos. Isso porque consegue integrá-lo através de novas rotinas digitais, tornando-o muito mais ágil, dinâmico e diferenciado no mercado. A ideia é, além de expandir a capacidade produtiva, permitir o desenvolvimento de novos conhecimento internamente.

Experiência do cliente

A era digital é também uma Era da Experiência. É importante oferecer aos clientes uma experiência diferenciada e gratificante. Hoje as pessoas não querem apenas adquirir um produto ou serviço, mas sim, a experiência emocional e cognitiva que isso possa representar.

Tecnologias digitais como os chatbots para agilizar o atendimento no seu e-commerce ou o acesso remoto para o suporte técnico do seu serviço online, por exemplo, são cada vez mais comuns e oferecem aproximação entre a empresa e o seu público.

Outro exemplo são as soluções de big data e inteligência artificial, capazes de traduzir o comportamento do consumidor e ainda oferecer alternativas que o próprio cliente nem imaginava que necessitava. Os dados relacionados ao cliente oferecem à empresa uma possibilidade de identificar padrões de compras, segmentar campanhas, personalizar ofertas e muito mais. Tudo em função de melhorar a sua experiência na relação com os produtos e serviços da empresa.

Otimização de processos operacionais

A transformação digital fez evoluir a oferta de ferramentas de uso empresarial. Há uma imensidão de recursos capazes de fazer a diferença na hora de gerenciar os processos e criar estratégias empresariais. Plataformas de gerenciamento de projetos, softwares on-line de ERP, plataforma de gerenciamento de dados (como é o caso da Data Fabric), solução em migração de dados eficientes e seguras (como é o caso da ETL K2View – que permite a você identificar e migrar grandes quantidades de dados com segurança e em segundos, computação na nuvem, etc.

Tomada de decisões estratégicas

Ter condições de tomar decisões estratégicas e flexíveis é outra necessidade dos gestores frente à transformação digital. Muitas são as ferramentas que emitem relatórios e possuem indicadores para a mensuração dos resultados graças a digitalização dos processos. Isso porque a transformação digital, aliada à cultura de dados, permite o acesso a dados e informações de forma estruturada, algo fundamental na tomada de decisão.

Um exemplo disso são as soluções de big data analytics, em que é possível analisar e manipular uma série de dados, sejam os relacionados ao comportamento do consumidor como as informações financeiras da empresa, referentes à sua produtividade, controle de estoque, logística, etc.

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