Por que a cloud é o melhor caminho para o crescimento?

Não existe uma empresa no mundo que não tenha como meta o crescimento contínuo e ordenado. E para atingi-lo, muitos gestores estão recorrendo à adoção da cloud computing, que hoje é vista como sinônimo de flexibilidade, produtividade, segurança e redução de custos – fatores essenciais para o crescimento. A seguir, mostraremos alguns motivos pelos quais a adoção da cloud é o melhor caminho para as empresas crescerem. Confira:

4 razões para a cloud ser o melhor caminho para o crescimento

1. Elimina despesas completamente desnecessárias

Esta é a principal razão pela qual as empresas devem escolher a cloud como o caminho para o seu crescimento. Hoje, o Brasil está passando por uma grave crise econômica, que está afetando todas as organizações. E para passarem por esse momento de “turbulência”, as empresas precisam economizar recursos. Mas elas não conseguirão fazer isso mantendo uma infraestrutura de TI local, que consome boa parte de seu orçamento.

A nuvem elimina todas as despesas geradas por essa infraestrutura (ou pelo menos parte delas, no caso da cloud híbrida), como:

  • a compra constante de hardwares e licenças de softwares;
  • a contratação de profissionais de TI;
  • os gastos recorrentes com energia e manutenção.

2. Dá maior flexibilidade ao negócio

As empresas precisam ser flexíveis, principalmente aquelas que lidam com demandas sazonais. A cloud computing pode ajudá-las nessa questão, dando-lhes um maior ou um menor poder de computação de acordo com as suas reais necessidades. Assim, o negócio não perde vendas quando a demanda aumenta nem é obrigado a arcar com os altos custos de uma infraestrutura de TI quando ela cai.

3. Alavanca a produtividade da força de trabalho

Aumentar a produtividade da equipe também é uma das principais metas das empresas. A computação em nuvem, devido à facilidade e à mobilidade que ela oferece, pode ajudar os gestores a alavancarem a produtividade dos colaboradores e fazê-los produzir mais com menos. Sem um time altamente produtivo, dificilmente uma empresa conseguirá crescer e se posicionar à frente de seus concorrentes.

A nuvem aumenta a produtividade:

  • permitindo que os profissionais acessem os dados e sistemas corporativos por meio de desktops, tablets e smartphones, a partir de qualquer lugar do mundo;
  • livrando a equipe de TI da difícil tarefa de administrar hardwares e softwares e dando a ela a chance de se concentrar em atividades mais importantes;
  • aumentando a colaboração na empresa e permitindo que os profissionais compartilhem facilmente dados, atualizações e feedbacks uns com os outros;
  • oferecendo insights rápidos a partir de sistemas de Big Data, que coletam, armazenam e processam dados em tempo real;
  • dando aos gestores a possibilidade de acompanhar bem de perto a evolução de cada atividade e medir a produtividade, mesmo não estando no escritório da empresa.

4. Aumenta a segurança da informação

Os dados ficam muito mais seguros na nuvem do que numa infraestrutura local, já que esta corre um maior risco de ser danificada (por um incêndio ou queda de energia) e sofrer um ciberataque. Sistemas de gerenciamento de dados de Big Data também oferecem recursos de mascaramento e criptografia que eliminam as chances das informações serem perdidas ou roubadas – o que mancha a imagem da empresa e a impede de crescer.

Viu só quantas razões para a nuvem ser considerada o melhor caminho para o crescimento? Agora aproveite para compartilhar suas opiniões, experiências ou questionamentos relacionados à esta tecnologia nos comentários!

Deixe uma resposta