Por que Big Data é a grande tendência nas marcas de sucesso?

Word Cloud "Big Data"

O ato de recolher e armazenar grandes quantidades de informações para eventual análise de dados é bem antigo. O conceito ganhou força no início dos anos 2000, quando Doug Laney articulou a definição de Big Data com os três Vs:  volume (transações comerciais, redes sociais e informações de sensores ou dados transmitidos de máquina para máquina), velocidade (tags de RFID, sensores, celulares e contadores inteligentes impulsionando a necessidade de lidar com imensas quantidades em tempo real ou quase real) e variedade (dados estruturados, documentos de textos não estruturados, email, vídeo, aúdio, dados de cotações de bolsa e transações financeiras).

O número de dados gerados e armazenados não para de crescer.E isso não acontece apenas com as grandes empresas, mas também com as médias e pequenas instituições e até mesmo com profissionais autônomos que trabalham na área de tecnologia da informação ou em setores no qual a produção de informações e dados é alta.

Entre os mais conhecidos geradores de dados e armazenamento estão: as instituições financeiras, operadoras de telefonia, seguradoras,companhias aéreas, redes de varejo, entre outros. Mas você sabe porque esse conceito é uma tendência no mercado e vem sendo cada dia mais buscado por grandes, médias e pequenas empresas? Acompanhe este artigo.

 

Possibilidade de entender os dados coletados

 

Quanto maior for o volume de dados gerados, coletados e armazenados, maior também é a necessidade de combinar todos eles e entender dessa forma o que acontece no mercado, para assim saber como agir.

Dessa maneira, as empresas conseguem não apenas identificar seus consumidores, como podem também saber o que eles gostam, como agem e o que procuram.

A solução de Big Data possibilita que você realize tudo isso e consiga ainda encontrar a sua audiência e ter ações específicas para ela, aumentando a venda e a procura de seus produtos e serviços, fazendo com que o sucesso de sua empresa também aumente.

 

A internet a seu favor

Um dos principais aspectos que tornaram o Big Data tendência de mercado foi a possibilidade que oferece de juntar em apenas um único lugar tudo o que você precisa e quer saber para o planejamento estratégico de sua marca ou produto.

Esse aspecto é conhecido como a democratização da internet, isso, porque há mais de 40 anos esses dados eram de coleta muito lenta e só poderiam ser captados por empresas que possuíssem grandes computadores em suas sedes. Mas com o avanço tecnológico, os computadores estão cada vez menores e cada dia mais acessíveis a toda a população, bem como acontece com a própria internet.

Com isso, as empresas tornam possível a coleta de dados, já mencionada anteriormente,além de conseguir encontrar o direcionamento de seu mercado e prever aquilo que será sucesso nos próximos anos, se antecipando e tendo maiores chances de crescer e se desenvolver.

Identificando tendências e oportunidades

O Big Data vem se mostrando, ano após ano, uma importante ferramenta para a estratégia comercial de uma empresa. Isso porque é com ele que você compila tuítes, menções, análises e outras informações importantes para a sua marca e setor no qual você trabalha.

No SaaS (Software como Serviço), consideramos duas dimensões adicionais quando falamos do Big Data: variabilidade (além da velocidade e variedade, os fluxos de dados podem ser altamente inconsistentes com picos periódicos) e complexidade (como os dados chegam de várias fontes, é necessário ligar e correlacionar relações e hierarquias).

Dessa maneira – e com a análise correta – sua empresa consegue identificar melhor as oportunidades e tendências e conhecer cada vez mais o público que interage com você e que procura aquilo que sua empresa tem a oferecer.

Com isso, você pode trabalhar de forma mais focada e equilibrada nas ações necessárias para conseguir sucesso e ainda encontrar formas que serão tendência para conseguir aumentar suas vendas ou espaço no mercado, e se tornar uma marca de sucesso.

Tudo isso com apenas um conceito, muita dedicação e profissionais capacitados para a tarefa. Já pensou? Então considere Big Data para seu negócio!

Se você ficou com alguma dúvida, quer saber mais sobre big data  ou está com alguma das dificuldades que mencionamos, entre em contato com os nossos consultores. Eles terão muito prazer em ajudá-lo.

Deixe uma resposta

Posso Ajudar ?