O que o Big Data pode contar sobre os clientes da sua empresa

Para se tornarem cada vez mais competitivas, as empresas têm buscado novas maneiras de aumentar as vendas através de uma análise mais detalhada dos seus clientes. Nesse sentido, a evolução da tecnologia, em especial das soluções de Big Data, tem contribuído muito para facilitar a busca por esse conhecimento.

O Big Data vem demonstrando ser a ferramenta ideal para entender o comportamento do consumidor, saber para onde ele está indo, como e por quê.

Muitas empresas possuem uma série de sistemas de gestão, CRM, ferramentas de marketing e redes sociais com dados fundamentais sobre seu negócio, mas não conseguem unificar esses dados e transformá-los em informações estruturadas que sirvam para uma análise detalhada sobre o comportamento dos consumidores.

Uma solução de Big Data é capaz de unificar todos esses dados armazenados, cruzá-los e direcioná-los para objetivos específicos, decifrando, por exemplo, o que os clientes querem.

Neste post, vamos apresentar todas as informações que o Big Data pode contar sobre o seu cliente e como ele pode ajudar as mais diferentes áreas do negócio.

Big Data ajuda a prever o que os clientes desejam

Ao cruzar diferentes informações de diversas fontes, uma solução de Big Data é capaz de analisar os desejos de um consumidor e estruturá-los por grupos de interesse, seja por faixa etária, sexo, poder aquisitivo, entre outros.

Esses dados podem ser cruzados, por exemplo, através da análise de compras no sistema de gestão, análise do cadastro dos clientes, comentários em redes sociais sobre os produtos, produtos mais acessados no e-commerce (se houver) e aí por diante. O Big Data pode gerar informações específicas, como quais são os produtos mais vendidos para mulheres durante o verão ou qual tipo de oferta chama mais a atenção dos homens durante um determinado horário do dia, e segmentá-las por região.

Esse tipo de informação ajuda as empresas a criarem ofertas direcionadas para cada tipo de público, com uma chance muito maior de chamar a atenção dos clientes e aumentar as vendas.

Identificar mudanças no comportamento do consumidor

Sabemos que os consumidores tendem a mudar seu padrão de comportamento. Isso faz com que seja fundamental que essas mudanças sejam identificadas o quanto antes, para que a empresa não invista em produtos e ofertas que estão ficando ultrapassados.

Imagine uma indústria com um grande estoque de produtos que não são mais interessantes para seus clientes? Ou uma rede de varejo investindo um grande valor em publicidade em produtos fora de moda?

Através da análise e do gerenciamento de dados dos consumidores, o Big Data consegue identificar padrões e mudanças ao longo do tempo, mostrando as novas formas de comportamento dos clientes e permitindo à empresa criar suas estratégias de forma direcionada.

Oferecer um atendimento personalizado

Sabemos da importância de um bom atendimento para a fidelização de clientes, e sabemos também o quanto um atendimento ruim pode prejudicar a imagem de um negócio nos tempos atuais. As redes sociais são ótimos canais de comunicação, mas um comentário negativo é facilmente viralizado para milhares de consumidores. Por isso, é preciso garantir sempre que seus clientes tenham somente coisas positivas a serem mencionadas sobre sua marca.

Ao conhecer melhor seus consumidores através do Big Data, as empresas têm a possibilidade de oferecer um atendimento muito mais personalizado, treinando sua equipe de atendimento a conversar naturalmente com seus clientes de acordo com seu perfil.

Essa personalização não deve ser aplicada somente aos canais de vendas, mas em todo o relacionamento com o cliente, como o atendimento de pós-venda e suporte.

Conquistar clientes inativos

Várias pesquisas já mostraram que conquistar um novo cliente é muito mais caro do que fazer uma venda para clientes que já são da base.

As soluções de Big Data são capazes de resgatar dados de todos os clientes, mesmo aqueles inativos, e fornecer informações valiosas para a empresa sobre o comportamento e preferência desses consumidores, permitindo a criação de uma comunicação totalmente direcionada e personalizada, facilitando, por exemplo, uma nova venda.

Considerações finais

O aumento da competitividade unida ao avanço da tecnologia, como a computação em nuvem e as soluções de Big Data, tem feito as empresas encontrarem novas formas de ampliar sua participação no mercado aplicando mais inteligência em suas estratégias, e isso só é possível com soluções capazes de analisar em tempo real um grande volume de dados.

O Big Data é justamente uma solução capaz de unir a capacidade de leitura e interpretação de um imenso volume de informações, unificando e entregando essas informações de forma estruturada aos seus gestores.

Sendo assim, as empresas que tiverem maior capacidade de interpretação dos dados e adaptação às mudanças de mercado, tendem a garantir melhores resultados através do Big Data.

E você, já utiliza Big Data em seu negócio? Deixe seus comentários!

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