BAM (Business Activity Monitoring): o que é e qual sua importância?

Controlar atividades de maneira mais eficiente é uma das maiores necessidade do ser humano. Os gestores das primeiras ‘empresas’ do mundo sentiam essa necessidade, e gerenciavam seu negócio por meio do registro escrito de suas atividades.

Mas o tempo passou e o mundo evoluiu. No século passado, o meio comumente adotado para controlar operações eram as planilhas, sendo a sua maioria feita no Excel.

Apesar de serem mais ‘tecnológicas’, as planilhas geram o mesmo problema dos meios adotados pelas primeiras empresas do mundo: a dificuldade para a atualização dos dados.

Isso impede a análise das operações em tempo real e a tomada de decisões mais rápida e assertiva. E foi justamente por causa desse problema que surgiu o BAM (Business Activity Monitoring ou, no português, Monitoramento das Atividades de Negócio).

A seguir, explicaremos o que é exatamente o BAM e qual sua relevância dentro de uma empresa.

O conceito de Business Activity Monitoring

BAM é uma tecnologia que permite a análise de indicadores de desempenho com base em dados coletados em tempo real de várias fontes diferentes. Ela é capaz de:

  • Melhorar a percepção da situação das operações de negócio;
  • Tornar os problemas visíveis assim que surgem;
  • Agilizar e tornar mais assertivas as tomadas de decisão.

E dessa forma, o BAM consegue ajudar na melhoria das operações e na alavancagem dos resultados da empresa.

É importante ressaltar que o Business Activity Monitoring não é uma fonte de dados. Ele apenas compila e exibe dados gerados a partir de outras fontes, como BI (Business Intelligence), ERP (Enterprise Resource Planning) e CRM (Customer Relationship Management).

Para a Gartner, o BAM não é apenas uma tecnologia de integração de fontes de dados. Ele também engloba gerenciamento de redes e sistemas, inteligência de negócios e muitas outras áreas.

Os principais benefícios gerados pelo BAM

O BAM gera uma série de benefícios para uma empresa. Seguem os principais:

Facilita a coleta de dados de múltiplos sistemas

Muitas empresas utilizam vários sistemas diferentes para controlarem e monitorarem suas operações. Isso acaba gerando um problema: os gestores e profissionais precisam consultar um por um para coletar os dados gerados, o que os faz perder tempo.

O BAM integra várias fontes e sistemas, para que os responsáveis possam visualizar os dados coletados em tempo real a partir de uma única plataforma. Assim, eles não precisam ficar consultando cada fonte e ganham tempo para realizar outras atividades.

Sistemas BAM podem ser acessados por meio de plataformas Web, a partir de computadores ou dispositivos móveis, o que também facilita a coleta e permite a análise de dados em qualquer lugar do mundo.

Agiliza as tomadas de decisão

O mercado muda constantemente a uma velocidade impressionante. Isso obriga os gestores a tomarem decisões assertivas de forma mais rápida, para poderem acompanhar o ritmo do mercado e não ficarem um passo atrás de seus concorrentes.

O BAM coleta uma enorme quantidade de dados, os agrega e entrega aos gestores apenas os que lhe são realmente úteis, por meio de gráficos interativos fáceis de interpretar.

Assim, eles podem tomar decisões de forma mais rápida com um maior embasamento.

Reduz o tempo de resolução de problemas

Medidas para contornar problemas devem ser tomadas assim que eles surgem, para que não impactem nos resultados da empresa. O BAM possibilita isso, enviando aos responsáveis alertas por e-mail ou SMS assim que os valores de indicadores mudam e problemas surgem.

Assim, eles conseguem elaborar rapidamente um plano para contornar a situação. O BAM emite alertas não só de problemas, como também de oportunidades. No momento em que elas surgem, os gestores são alertados, para que eles possam analisá-las e aproveitá-las para buscar melhores resultados.

As tendências para o Business Activity Monitoring

Atualmente, o BAM representa uma pequena parcela do universo de integração de sistemas e fontes de dados, que vem se expandindo bastante ultimamente. Mas nos próximos anos, o crescimento do BAM será intenso, tendo em vista que ele possui recursos bem melhores do que os das soluções de monitoramento em tempo real tradicionais.

Diferentemente delas, ele busca informações em múltiplos sistemas e também em outras fontes internas e externas.

Isso permite que os gestores e profissionais tenham uma visão bem mais ampla e rica das operações da organização. E por meio do BAM, eles conseguem tomar decisões muito mais rápidas e assertivas e ganhar vantagens competitivas.

As empresas que adotarem o Business Activity Monitoring hoje certamente colherão bons resultados num futuro próximo e se posicionarão à frente de seus concorrentes no mercado – principalmente daqueles que ainda utilizam planilhas de Excel para controlar suas atividades.

Segundo a Gartner, o BAM será uma extensão natural dos investimentos que as organizações estão fazendo na integração de múltiplos sistemas e fontes de dados.

Ficou com alguma dúvida sobre o BAM? Então entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo!

Deixe uma resposta