Nos dias de hoje, os consumidores estão mais dispostos a fornecerem seus dados às empresas em troca de uma melhor experiência de compra. Mas antes de fornecerem seus dados, como nome, e-mail e CPF, eles querem ter a certeza de que as organizações cuidarão bem deles, para que não sejam roubados por indivíduos mal-intencionados.
Uma das medidas que as empresas podem tomar para atenderem à essa exigência é mascarar suas informações. O mascaramento de dados cria uma versão estruturalmente semelhante, mas não autêntica, dos dados.
Assim, eles podem ser usados em testes de aplicações, auditorias e treinamentos e compartilhados com equipes de suporte e análise, mas sem que a sua versão original fica reconhecível.
Isso mantém a privacidade das informações dos consumidores e impede que elas sejam roubadas, seja por colaboradores mal intencionados, seja por cibercriminosos.
A seguir, daremos 4 motivos para sua empresa começar a fazer o mascaramento de dados o quanto antes.
1. A segurança dos dados será drasticamente melhorada
Com o mascaramento de dados, até mesmo os dados mais sensíveis da organização poderão ser utilizados por:
- Desenvolvedores e testadores de aplicações;
- Vendedores;
- Equipes de atendimento ao cliente;
- Auditores;
- Colaboradores que estão passando por treinamentos;
- Profissionais terceirizados.
Isso permite que os dados sejam livremente usados na realização dos trabalhos e tranquiliza mais os gestores quanto à privacidade deles.
2. O controle do acesso às informações será aumentado
Uma das maiores dificuldades dos gestores de TI na atualidade é garantir que as informações sejam acessadas apenas pelas pessoas certas.
O mascaramento de dados pode ajudar nisso, ao impedir a descoberta de um dado original por profissionais que não foram autorizados a acessá-los.
Esse recurso impede, por exemplo que um colaborador da área de marketing acesse dados do departamento contábil. E mesmo que ele roube esse dado, não conseguirá decifrá-lo, ainda que use a engenharia reversa. Isso acaba tornando o dado inútil para pessoas não autorizadas a acessá-lo.
3. Os clientes ficarão mais contentes
Com o mascaramento de dados, uma empresa pode agradar tanto seus atuais como futuros clientes.
Afinal, se o público sabe que a empresa leva à sério a questão da privacidade de dados, ele fica mais contente.
E clientes contentes:
- Compram mais produtos e serviços;
- Tornam-se fiéis;
- Disseminam a marca voluntariamente pelo mercado.
4. As leis de privacidade serão devidamente cumpridas
Os consumidores não só estão fornecendo seus dados pessoais, como também de sua rotina. Esse é caso, por exemplo, da geladeira inteligente, que coleta informações relacionadas aos hábitos de consumo de quem a usa.
E à medida que os consumidores forem entregando mais dados, a sua exigência com relação à sua privacidade aumentará. E isso resultará na criação de mais leis, cada vez mais rígidas, relacionadas à privacidade dos dados.
As empresas que descumprirem essas leis não só terão que arcar com multas elevadas, como também com a perda de clientes que não confiam mas nelas.
O mascaramento de dados ajuda no cumprimento das leis e regulamentações, para que o negócio não seja impactado por esses problemas.