O Business Activity Monitoring é uma solução que garante a coleta de dados em tempo real e a sua entrega por meio de dashboards simples e intuitivos. Isso ajuda os gestores a tomarem decisões de forma rápida e assertiva e a contornarem problemas e aproveitarem oportunidades assim que elas surgem.
Com o BAM, não só o desempenho dos gestores é melhorado, como também os resultados gerais da empresa. E essa solução só oferece tudo isso graças a sua arquitetura.
A seguir, mostraremos o que exatamente compõem a arquitetura de uma solução BAM.
Camada de integração
A coleta de dados em tempo real de todas as áreas da empresa é algo que não pode ser realizado sem sistemas corporativos devidamente integrados.
A camada de integração da solução Business Activity Monitoring se responsabiliza pela integração dela aos sistemas corporativos e fontes de dados da empresa, como ERP (Enterprise Resource Planning), CRM (Customer Relationship Management) e SCM (Supply Chain Management).
Base de dados
É importante lembrarmos que uma solução BAM não é uma fonte de dados. Ela apenas coleta e apresenta os dados gerados pelos outros sistemas corporativos e fontes de dados da empresa.
O BAM possui uma base de dados própria, onde ficam armazenadas as informações coletadas. Isso elimina a necessidade de ficar coletando os dados de cada sistema e facilita e agiliza as tomadas de decisão.
Interface de desenvolvimento
Nessa interface, os desenvolvedores podem criar os gráficos pelos quais os gestores analisarão os dados. E os arquitetos, por sua vez, podem definir quais dados serão coletados.
Quanto à definição dos dados, ela deve ser feita com base nas necessidades do negócio. Isso porque o volume de informações nas empresas cresce a cada dia, e os gestores não podem analisar todas elas. Eles devem averiguar apenas as que forem mais importantes para o negócio.
Interface de administração
É por meio dessa interface que os gestores da empresa estabelecem as restrições de acesso e definem os usuários que podem acessar a solução BAM.
Interface de apresentação
É a interface que fica disponível para os usuários finais. Por meio dela, eles podem visualizar os dashboards e analisar os dados coletados. Essa interface pode ser acessada por meio de desktops e dispositivos móveis, o que permite que os gestores tomem decisões em qualquer lugar do mundo, bastando para isso uma conexão com a internet.
Monitoramento de Alertas/Ações:
Além de coletar os dados em tempo real e deixá-los disponíveis nos dashboards, o BAM também analisa alterações nos indicadores. E quando um desvio de valor é detectado, alertas são enviados para os gestores por e-mail ou SMS.
Se a solução BAM detectar, por exemplo, uma redução na produtividade da equipe, ela notifica rapidamente o responsável, para ele tomar as medidas necessárias.
Com esse recurso, os gestores conseguem contornar problemas e aproveitar oportunidades assim que elas surgem, sem precisarem ficar analisando os dashboards o tempo todo.
E é graças a essa arquitetura que o Business Activity Monitoring consegue melhorar as tomadas de decisões dos gestores. É importantes lembrarmos que cada solução BAM possui sua própria arquitetura. Mas as melhores disponíveis hoje no mercado possuem a arquitetura mostrada anteriormente.
Ficou com alguma dúvida sobre a arquitetura da solução BAM? Então escreva-a nos comentários ou entre em contato conosco para que possamos ajudá-lo!