Monetização de dados: uma visão geral sobre o assunto

A maioria dos gestores entende que os dados coletados, armazenados e processados pelo Big Data são extremamente importantes. Mas poucos deles sabem, de fato, como gerenciar esses dados e rentabilizá-los, de forma a criar novas oportunidades de crescimento e receita para a empresa. E se os dados não são monetizados, eles acabam perdendo a sua importância e não gerando valor algum para os negócios.

No post de hoje, mostraremos de que formas as empresas podem monetizar os dados processados pelo Big Data e tirar maior proveito dessas informações. Confira:

Quais as maneiras de monetizar dados?

As empresas podem extrair valor monetário dos dados de duas formas:

  • Direta: vendendo para outras empresas ou os compartilhando com parceiros.
  • Indireta: desenvolvendo novos produtos ou serviços ou oferecendo melhores experiências aos seus clientes a partir deles.

A primeira é muito mais antiga do que a segunda, e começou a ser utilizada pelas empresas ainda no século passado. A forma de monetização indireta só começou a ser amplamente adotada após o surgimento do Big Data. Segundo a consultoria Gartner, pelo menos 30% das organizações terão começado a monetizar os dados armazenados e processados pelo Big Data até o final de 2016, de forma direta ou indireta.

Que tipos de empresas já estão fazendo essa monetização?

As empresas não podem apenas acumular os dados processados pelo Big Data. Afinal de contas, eles geram despesas para o negócio. Eles também precisam ser gerenciados adequadamente para que forneçam insights importantes e gerem o ROI (Return on Investiment) esperado. Seguem alguns tipos de empresas que já estão gerenciando e monetizando seus dados:

  • varejistas, que disponibilizam aos seus fornecedores dados sobre os estoques para que eles possam repor os produtos rapidamente, evitando que ocorram perdas nas vendas;
  • companhias de gestão de informações financeiras, que vendem às empresas dados relacionados ao crédito de cada cliente, seja ele pessoa física ou jurídica;
  • agências de publicidade, que utilizam os dados coletados para elaborar campanhas de marketing mais direcionadas, evitando que recursos financeiros sejam desperdiçados;
  • e-commerces, que vendem serviços de finanças pessoais para clientes ativos que compram regularmente em sua plataforma;
  • companhias que possuem Call Center interno e que utilizam os dados para entender melhor o comportamento dos consumidores e oferecer a eles melhores experiências.

Esses são apenas alguns exemplos de empresas que já monetizam dados, direta ou indiretamente. Seja vendendo-os, disponibilizando-os para fornecedores ou parceiros ou utilizando-os para oferecerem novos produtos e experiências, cada uma delas tem sua própria forma de obter um retorno financeiro. A velocidade desse retorno (curto, médio e longo prazos) depende, claro, da maneira de rentabilização adotada por cada organização.

O que é preciso fazer para começar a monetizar?

Hoje, informação existe em abundância, felizmente. Mas a menos que os gestores gerenciem adequadamente o enorme volume de dados que cresce a cada dia, então a informação terá pouca utilidade. Afinal, sem esse gerenciamento, eles dificilmente conseguirão extrair dados úteis e relevantes que contribuam para a formulação de melhores estratégias e para atingir os objetivos empresariais.

Portanto, o primeiro passo para começar a monetizar é contar com um sistema de gerenciamento de banco de dados que permita que os responsáveis os acessem facilmente. Não podemos nos esquecer da questão da segurança e da privacidade dos dados. Muitos órgãos de segurança já estão emitindo intimações para as empresas, para que elas divulguem a forma como coletam, utilizam e protegem as informações.

Por isso, é importante que o sistema de gerenciamento também ofereça recursos como criptografia e mascaramento de dados e controles de acesso do usuário. Dessa forma, a empresa consegue tirar proveito dos dados coletados, cumprir as regulações de seu mercado ou região geográfica e dar mais tranquilidade aos donos das informações – caso ela extraia dados de empresas ou consumidores finais.

Ficou com alguma dúvida sobre a monetização de dados? Então entre em contato com nossos especialistas em gerenciamento de dados para que possamos ajudá-lo.

Deixe uma resposta

Posso Ajudar ?