Visão 360 – Otimize os processos do seu Big Data

Gerir negócios de sucesso só é possível quando há informações e dados capazes de expressar cenários e contextos e que possam ser aplicados em estratégias inteligentes que possam apoiar a tomada de decisão. E quando lidamos com áreas específicas, como é o caso da Business Intelligence, mesmo que haja informações preciosas para o processo, resta aos especialistas o desafio de promover uma visão mais abrangente, ou visão 360º para que o gestor possa ter os melhores resultados. Neste caso, o Big Data pode ser a solução.

Big data e a nova tomada de decisão

Muitos empreendedores brasileiros ainda não conseguem ver a importância do Big Data e Data Mining na gestão de negócios, mas esta realidade tem mudado com força, impulsionando novas aquisições e novos métodos de lidar com um grande volume de informações em curto tempo, otimizando decisões e o aproveitamento de oportunidades.

E mesmo em empresas diminutas, o volume de informações pode ser intenso, uma vez que, em um mercado cada vez mais pautado pelo ritmo veloz e pela quantidade de dados, e muito mais intenso que há alguns anos, há a necessidade de processar e cruzar informações que devam dar suporte às novas escolhas e direcionamento em gestão de empresas.

Se o cliente é a alma de qualquer negócio – é ele quem injeta recursos à empresa e que faz a sua existência ter sentido – é importante estar perto do consumidor, entendê-lo para criar novas estratégias para o atingimento de públicos ainda maiores. Pessoas e entidades estão cada vez mais conectadas pelo uso massivo da internet e dos recursos digitais, o que alterou o seu comportamento. Isso gera um intenso fluxo de dados.

O Big Data, neste caso, dá ao gestor quase infinitas condições de entender o seu público. E com a visão 360º, por exemplo, diante de um oceano de dados, é possível traçar perfis mais condizentes com as propostas das empresas e com o público-alvo definido. Mais que vender e ter lucro, as empresas voltam-se no entendimento do hábito do consumidor e na criação de novos hábitos de consumo digital. Mais que saber quais os sites que mais acessa ou a data de seu nascimento, hoje é preciso compreender a forma como se relaciona digitalmente em todos os níveis.

DESTAQUE: E-book Fabric K2View: descubra o que um sistema de dados superior pode oferecer para sua solução de Big Data

Como realizar a visão 360º do seu público com Big Data

O conceito de visão 360º é muito abrangente, pois refere-se a visão panorâmica não apenas dos seus clientes, mas também produtos e quaisquer outras entidades relacionadas de forma a permitir gerenciar melhor o seu negócio. Se a ferramentas de monitoramento de comportamento de consumo e remarketing hoje são ferramentas básicas para a gestão de negócios, para ser diferenciada no mercado uma empresa deve investir em metodologias mais abrangentes para lidar com os anseios de sua clientela.

Assim, utilizar a visão 360º sobre os clientes é uma vantagem competitiva poderosa, uma vez que utiliza as informações oriundas de bancos de dados próprios e de terceiros, através de sistemas mais robustos. O Big Data, por sua vez, oferece soluções mais capazes de lidar com o armazenamento e com processamento intenso de informações, suportando grandes volumes de dados com facilidade e velocidade.

Em suma, a integração de sistemas e fontes de dados é o que permite uma visão 360º assertiva, e esta abordagem, além de trazer informações muito valiosas sobre os clientes, pode ajudar a empresa a desenvolver melhor os seus produtos e serviços, identificar tendências, otimizar processos e investimentos futuros, entre outras vantagens.

Veja também: Os impactos positivos gerados pela visão 360º dos clientes

Gostou da matéria? Tem dúvidas sobre visão 360º? Deixe um comentário!

 

Deixe uma resposta