Transformação digital – Por que ela precisa ser uma prioridade para a sua empresa?

A transformação digital é uma realidade, sem volta para as empresas e pessoas. Vivemos um período de transição muito importante, em que a vida e as atividades produtivas estão cada vez mais dependente da tecnologia de ponta como a Inteligência Artificial, a Machine Learning, a Internet das Coisas, a Migração de Dados em Meganuvens, Soluções Inovadoras em Segurança da Informação e outros determinantes para a competitividade em um mercado cada vez mais acirrado. É taxativo: transforma-se digitalmente é tarefa essencial das corporações que querem permanecer ativas no mercado nos próximos anos.

Transformação digital até hoje e seu futuro

Por mais que especialistas afirmem que as empresas brasileiras não estão preparadas para a transformação digital em sua maioria, este movimento já tem sido uma preocupação do mercado mesmo antes de 2007, conhecida como a primeira onda da transformação digital.

Já a segunda onda da transformação digital é relativa à maturação dos processos digitais, tais como a comunicação, às metodologias de desenvolvimento de software, às práticas ágeis dos processos do negócio, que possibilitem processos 100% lean e baseados na economia disruptiva – estes são alguns exemplos.

Mas qual será o futuro da transformação digital? Este tipo de reflexão deve ser prioridade para o gestor que deseja ter um negócio contínuo e de sucesso nos próximos anos.

O futuro da transformação digital já chegou

O gestor deve se ater a alguns temas centrais relacionados à transformação digital para integrar o seu negócio. Vejamos algumas tendências:

Inteligência artificial – Imagine executar diferentes tarefas de raciocínio orientadas por dados, de forma estratégica, em alta velocidade. Isso já é possível em muitos contextos, mas se tornará algo muito popular – e essencial – nos próximos anos. Espera-se que isso transforme radicalmente o modo como lidamos com os dados. Testes, cenários, escopo: todos estes processos serão revistos e novas metodologias devem surgir para que as ideias inovadoras sejam aproveitadas e novos conhecimentos possam surgir no cerne na corporação.

DESTAQUE: Transformação digital – 5 coisas que tornam o seu negócio diferenciado

Inteligência aplicada a IoT – Este movimento de incorporação da Inteligência Artificial à Internet das Coisas já vem acontecendo – no Brasil, timidamente. A Inteligência Artificial cada vez mais estará integrada com a vida das pessoas – seus automóveis, aparelhos domésticos, suas casas, cidades conectadas, etc. As pessoas e seus objetos passarão a ser verdadeiros condutores digitais. Se a AI e a IoT chegará mais intensamente ao cotidiano das pessoas, as empresas já devem se adaptar neste sentido, seja em suas rotinas ou em seus processos tecnológicos e produtivos.

Realidade aumentada – Em muitos contextos industriais e produtivos, a realidade aumentada já é parte integrada dos processos. É o caso das construções em que os trabalhadores e equipes profissionais utilizam a RA – realidade aumentada em seus projetos. Em outros campos do conhecimento, como é o caso da educação, entretenimento e da medicina, isso também já é possível. Isso levará a eficiência humana a outro estágio.

Segurança da Informação – Em um mundo cada vez mais interdependente através dos dados e com as aceleradas mudanças da transformação digital, é preciso que as empresas se atenham ao grande desafio dos próximos anos: a segurança de dados. Desta forma, priorizar a implementação de ferramentas de segurança de dados e tecnologias efetivas para a sua proteção a fim de evitar ameaças deve ser uma das primeiras preocupações das empresas atualmente.

Proximidade entre clientes e empresas – A forma como as empresas se relacionam com seus clientes e com o mercado comum dará um salto nos próximos anos com a transformação digital. A Economia da Experiência nunca foi tão essencial e colocar o cliente em primeiro lugar será algo fundamental para a empresa que deseja se manter competitiva.

Para isso, metodologias como a análise preditiva, aprendizagem de máquina e inteligência artificial aplicadas na compreensão das demandas dos clientes para até mesmo antevê-las será algo corriqueiro nos próximos anos – mais um ponto de reflexão para o gestor de hoje.

Migração de Dados – A abordagem multi-cloud será popular em modelos público e privado, hospedados, gerenciados e SaaS. Há muito tempo esta necessidade vem despontando no mercado. Quando os dados estão divididos em várias nuvens, o gerenciamento poderá ser um grande desafio. Frente a isso surge o conceito de meganuvem, cuja visão unificada permitirá criar processos mais inovadores seja no armazenamento, manutenção, utilização e outras tarefas relativas aos dados. Para isso, empresas e usuários devem utilizar a Inteligência Artificial e a Machine Learning para automatizar e expandir as suas possibilidades.

KalTI oferece soluções para a sua empresa

Conheça algumas soluções especializadas distribuidas pela KalTI e avance com sua empresa para a transformação digital. Como é o caso do KalTI K2view Data Fabric, um inovador sistema de gestão de dados distribuídos, que utiliza o potencial do SQL em arquiteturas totalmente distribuídas, localmente ou na nuvem, como é o caso de Apache Cassandra. Conheça também o ETL K2VIEW, a inovadora solução para a migração de dados. Veja este e outros produtos neste link.

Veja também: Visão 360 – Otimize os processos do seu Big Data

Gostou da matéria? Deixe um comentário sobre as suas perspectivas sobre a transformação digital!

Deixe uma resposta