Transformação digital – O que muda na gestão da empresa?

A transformação digital não é necessariamente uma novidade para as empresas brasileiras, mas uma necessidade em curto, médio e longo prazo, que irá impactar nas suas decisões, na sua capacidade competitiva e nas estratégias quanto à sustentabilidade do negócio. O que fazer diante da transformação digital é o desafio de muitos gestores brasileiros.

Há três conceitos chave que é preciso conhecer em termos de transformação digital: capacidade de resposta (e isso tem a ver com velocidade do fluxo de dados), disrupção e inovação (gestão do conhecimento e diferenciais exclusivos). E para isso, as empresas precisam se adaptar para se manterem no mercado.

Em um mercado cada vez mais acelerado, os diferenciais são a mola propulsora de qualquer negócio. Se antes as empresas se caracterizavam pela sua estrutura e pela aquisição de recursos que a tornassem mais competitivas, em plena era do conhecimento, estes diferenciais são gerados no cerne da organização, através de práticas inovadoras, abordagem colaborativa e de ferramentas tecnológicas, que viabilizem a expansão do negócio. E desta forma, pensar a transformação digital no contexto corporativo deve ser uma prioridade para qualquer gestor.

Uso criativo da tecnologia e gestão de alta performance

Veja que a mudança é estrutural e afeta os recursos digitais, materiais e imateriais das empresas e é preciso pensar em formas criativas para utilizar o aparato tecnológico a fim de garantir estes diferenciais. Logo, as estratégias digitais estão no DNA do negócio – é isso o que manterá a empresa no mercado.

Ter a capacidade de mudar e se adaptar de modo criativo é a lição de casa das empresas brasileiras. Estas mudanças requerem um novo paradigma de gestão – chamado de gestão de alta performance, pautada pela formação contínua de lideranças, mudança organizacional com foco na tecnologia e no conhecimento, economia colaborativa, aprendizagem colaborativa e multifacetada e práticas de inovação na rotina produtiva.

Todo o processo deve ser integrado e cada vez mais atrelado às novas tecnologias digitais; cada vez mais velozes e capazes de responder ao fluxo de informações e à geração dos novos conhecimentos – percebe-se que todos os setores da empresa são impactados pela transformação digital, em todas as situações.

E o que dizer da disrupção? É este conceito que leva as empresas a pensarem de modo inovador e lançarem estratégias, produtos e serviços que se tornem diferenciais no mercado. Trata-se de uma questão de perspectiva: a disrupção para muitos é um impedimento; para outros, uma oportunidade.

DESTAQUE: O conceito de transformação digital

Resultados da transformação digital nas empresas

Transformação digital significa, para as empresas brasileiras, aumento da eficiência operacional, automação sistemática e ágil no processo produtivo e pela satisfação do cliente final, que é amplamente beneficiado e deposita na empresa mais credibilidade. Já vivemos em uma era em que novos cargos e funções são criados todo os dias e muitas atividades do futuro, com o aparato tecnológico, ainda inexistem.

A transformação digital leva as empresas para outro nível, exigindo um alto desempenho corporativo na hora de gerir seus negócios. Cabe ao setor de TI desenvolver recursos cada vez mais ágeis e metodologias que tornem possíveis estas mudanças organizacionais e que ajudem o gestor na sua tomada de decisão para um futuro cada vez mais voltado à digitalização.

Veja também: E-book Fabric K2View: descubra o que um sistema de dados superior pode oferecer para sua solução de Big Data

Gostou da matéria? Tem dúvidas sobre transformação digital? Deixe um comentário!

 

Deixe uma resposta