O conceito de transformação digital

Se você ainda tem dúvida se o universo corporativo está ou não se tornando digital, então analise as tendências tecnológicas que vêm se concretizando nos últimos tempos. Cloud computing, mobilidade, IoT, Big Data, mídias sociais, etc, que antes eram só tendências, agora já são realidade.

Hoje, todas elas desempenham um importante papel no universo corporativo, pois ajudam milhares de organizações a reduzir custos, aumentar sua produtividade, melhorar seus processos, etc. E quem não as adota, fica um passo atrás de seus concorrentes, ou é jogado para fora do mercado.

E é justamente por isso que as empresas precisam adotar as novas tecnologias e se transformar digitalmente.

A seguir, mostraremos o que é transformação digital, e falaremos por que ela é tão importante para as empresas.

O que é transformação digital?

Transformação digital é uma mudança promovida numa empresa para inserir novas tecnologias em seu ambiente corporativo, ou substituir as obsoletas, para que ela passe a colher os benefícios proporcionados por elas.

Existem quatro tendências tecnológicas, hoje já concretizadas, que formam a base da transformação digital. São elas:

  • Cloud computing;
  • Mobilidade;
  • Big Data;
  • Mídias Sociais.

Num futuro próximo, somente com o uso delas é que as empresas conseguirão atender às demandas e sobreviver no mercado. As organizações que ainda resistirem à elas serão forçadas a adotá-las. E quem não fizer isso, não poderá mais atuar no mercado, pois os concorrentes e os próprios consumidores não deixarão.

Por que a transformação digital é importante?

A transformação digital, como o próprio nome já diz, ‘transforma’ a empresa. Isso quer dizer que o modo como os seus trabalhos são realizados são revolucionados. A transformação digital impacta:

  • Nos colaboradores, que passam a trabalhar de uma forma melhor graças às tecnologias implementadas;
  • Nos processos e atividades, que passam a ser realizadas de uma forma melhor e num menor tempo, o que auxilia na redução de custos;
  • Nos clientes, que passam a comprar produtos ou serviços melhores e a promover a empresa no mercado.

A transformação digital também é importante porque:

Reduz custos

Ao adotar a cloud computing, a empresa passa a tarefa de administrar a infraestrutura de TI para um provedor. Isso reduz custos com equipe, manutenção, compra de hardwares e softwares, energia elétrica, etc, e a permite destinar mais recursos financeiros para outros projetos ou áreas.

E principalmente em épocas de crise econômica, a redução desses custos é fundamental para o caixa da organização não ser afetado.

Aumenta a produtividade

Graças à mobilidade, proporcionada pela nuvem, os gestores e colaboradores da empresa têm a possibilidade de acessar softwares corporativos pela internet e trabalhar remotamente, o que acaba aumentando a sua produtividade.

Estimula a inovação

Com a eliminação ou a redução da infraestrutura local, a equipe de TI pode passar mais tempo se concentrando em tarefas estratégias. E recursos de virtualização e compartilhamento permitem que o time permaneça junto mesmo que seus membros estejam longes uns dos outros, o que estimula a inovação.

Permite o melhor das mudanças

Com a nuvem, a organização consegue ter mais flexibilidade para atender às demandas e suportar o grande volume de dados, que cresce a cada dia. E com o Big Data, ela pode processar esses dados e coletar insights que a ajudem a acompanhar o ritmo das mudanças do mercado e do perfil dos consumidores.

Como promover uma transformação digital?

Uma transformação digital não pode ser realizada de um dia para o outro. O tempo para ela ocorrer depende de quão legada a infraestrutura da empresa está. E é justamente esse fator que impede que muitas empresas iniciem um projeto de transformação digital, mesmo ele sendo essencial para a sua sobrevivência no mercado atual e futuro.

Mas é possível acelerar esse processo. Basta as empresas deixarem de lado a abordagem de modernização tradicional e utilizar a oferecida pelo sistema de gerenciamento de dados K2View Data Fabric.

Esse sistema implementa uma camada de dados integrada nos sistemas corporativos e fontes de dados que precisam ser modernizadas. Essa camada extrai os dados das fontes e sistemas e as envia para o K2View Fabric, que o gestores podem usar para extrair um maior valor de seus dados e aumentar a segurança deles.

Além disso, ele ajuda a empresa a migrar facilmente seus dados para a nuvem e também a integrar suas aplicações em ambientes públicos, híbridos ou privados.

Mas mesmo com o processo de transformação sendo acelerado, os gestores não devem esquecer de que ela não se trata apenas de uma transformação tecnológica. Ela também envolve a transformação da cultura e dos processos da empresa, que devem ser mudados para um maior valor poder ser gerado.

Entendeu o que é transformação digital? Se tiver ficado com alguma dúvida sobre esse assunto, escreva-a nos comentários para que possamos lhe ajudar!

Deixe uma resposta