A cada dia que passa, os dados se tornam mais valiosos para as empresas. E quando o valor de um ativo cresce, a necessidade de protegê-lo também aumenta – mascaramento de dados.
E para garantir a privacidade dos dados, evitar que eles sejam vazados ou roubados e dar maior segurança aos clientes, as empresas precisam mascará-los.
O mascaramento de dados consiste na criação de uma versão estruturalmente semelhante aos dados originais, mas não autêntica.
Se a sua empresa ainda não faz mascaramento de dados, então veja a seguir cinco motivos para começar o quanto antes.
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A ‘privacidade’ dos dados será sempre mantida
Com o mascaramento de dados, não importa em qual ambiente as informações serão expostas. A sua privacidade será sempre mantida.
Estes são alguns exemplos de métodos de mascaramento de dados:
- E-mail: expõe apenas as três primeiras letras do nome do usuário e substitui o restante por X – criXXXXXXXX@XXXXX.com;
- CPF: expõe apenas os três primeiros dígitos – 309.XXX.XXX-XX;
- Número do cartão de crédito: expõe apenas os últimos quatro dígitos – XXXX-XXXX-XXXX-4400.
Isso impede a descoberta dos dados originais, tanto por usuários bem intencionados, cujo acesso à eles foi permitido, quanto por mal intencionados.
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As informações poderão ser utilizadas em vários ambientes
O mascaramento de dados também permite que as informações sejam utilizadas:
- Em testes de aplicações;
- Em análises de dados;
- No setor de suporte e atendimento ao cliente;
- Por empresas terceirizadas.
Independentemente do ambiente em que os dados serão expostos, eles ficarão completamente mascarados e protegidos.
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Os dados ficarão protegidos contra ataques internos e externos
Os dados das empresas estão sujeitos a dois tipos de ataques:
- Os internos, realizados por colaboradores mal-intencionados;
- Os externos, realizados por cibercriminosos.
Ambos representam um grande risco para a empresa e podem gerar grandes prejuízos para ela.
Mas com o mascaramento, os dados ficam protegidos tanto contra ataques internos como externos, mesmo que quem os promova aplique o processo de engenharia reversa.
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As leis e regulamentações serão cumpridas
Os governos e órgãos reguladores reconhecem a importância do mascaramento de dados. Eles sabem que isso é crucial tanto para manter a segurança das empresas como dos consumidores que compram seus produtos e aderem aos seus serviços.
É por isso que cada vez mais governos e órgãos reguladores estão exigindo o mascaramento de dados. E quem descumpre as leis e regulamentações relacionadas à privacidade de dados, acaba pagando uma multa bastante alta, tendo sua imagem afetada no mercado e perdendo vantagens competitivas.
No Brasil, ainda não existem leis rígidas relacionadas à privacidade de dados, nem ao mascaramento deles. Porém, o governo brasileiro já está atento a isso, e certamente criará nos próximos anos uma lei relacionada ao mascaramento de dados, que afetará todas as empresas.
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Sua imagem será melhorada no mercado
Conforme dissemos anteriormente, o governo brasileiro ainda não criou uma lei relacionada ao mascaramento de dados.
Porém, o público, tanto B2B como B2C, está atento a isso. Os consumidores querem que as empresas protejam seus dados e garantam a sua privacidade, pois sabem o quão prejudicial é o roubo ou o vazamento deles.
Por isso, dão preferência aquelas que fazem mascaramento de dados.
Quando uma empresa faz isso sem que o governo a obrigue, ela acaba sendo vista pelo público com bons olhos e ganhando mais clientes e vantagens competitivas no mercado. E isso ajuda a alavancar seus resultados.
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