Questões importantes para uma migração de dados segura

A rápida evolução da tecnologia barateou a coleta e o processamento de dados, permitindo às empresas obterem informações relevantes com maior precisão e eficácia a partir da consolidação e do cruzamento do conteúdo de seus vários bancos de dados. Nesse processo, é muito comum que as equipes de TI se deparem com os famosos “sistemas legados”: aqueles que acompanharam a história da companhia ao longo do tempo, mas que foram desenvolvidos para uma realidade que não acontece mais. Seja um upgrade de ambiente, um novo sistema, ou mesmo uma nuvem corporativa pública ou privada, é certo que as empresas contemporâneas em algum momento vão precisar transferir seus dados.

O processo de migração dos dados é sempre complicado e necessita de atenção especial. Grandes empresas costumam ter várias bases e banco de dados, de modo que manipular, alterar, limpar e atualizar esses conteúdos de uma maneira segura, rápida, econômica e confiável é um grande desafio.

No post de hoje, preparamos uma lista com algumas questões a serem consideradas para uma migração segura e efetivamente ágil, adotando as mais modernas tecnologias disponíveis no mercado. Conheça o K2View e surpreenda-se com o poder de uma solução profissional para gerir os seus dados.

1 Integridade e consistência dos dados

O K2View utiliza uma tecnologia patenteada e exclusiva que garante 100% de consistência e integridade dos dados. Baseado no conceito de unidades lógicas, o sistema trabalha com os estágios de extração > enriquecimento > validação > transformação > execução por entidade. Esse processo garante o acesso em tempo real, com segurança e confiabilidade aos seus dados.

2 Custo e viabilidade financeira 

Trabalhar com migração de dados normalmente envolve grandes investimentos de tempo e dinheiro. Ao adotar o K2View para sua migração, é possível reduzir em até 80% o custo total do processo. Toda essa economia e agilidade surge da compatibilidade da solução com diversas tecnologias, além da experiência de mais de 20 anos das equipes da KalTI e do K2View.

3 Acesso a qualquer momento

Um dos maiores desafios de ambientes críticos é migrar os dados sem interromper os acessos. Já imaginou quanto um banco deixaria de faturar se o sistema de pagamentos deixasse de funcionar por 1 minuto? É primordial que o acesso aos dados seja em tempo real, de modo que a migração não impacte na performance geral dos Bancos de Dados envolvidos.

4 Menor tempo de projeto possível

Um processo de migração de dados em um grande ambiente é longo, podendo demorar meses para ser concluído de acordo com o volume, complexidade dos dados e soluções que estão sendo utilizadas como apoio.

Porém, e fundamental que a elaboração de um projeto de migração seja o mais completo e breve possível, prevendo os riscos envolvidos em cada estágio para mitigar o que for possível e minimizar o que for inevitável. A K2View, por exemplo, reduz o tempo do processo de migração de meses para semanas. Tal economia de tempo – e de trabalho da equipe – pode tornar possível a realocação de recursos financeiros direcionados ao projeto.

5 Escalabilidade e simplicidade

A migração de dados deve prever o crescimento futuro da sua organização, integrando e consolidando o máximo de origens possíveis. Criar uma estrutura escalável tem o potencial de agregar um alto valor estratégico ao processo, facilitando a operação futura da sua empresa. Uma das grandes tendências da tecnologia é a IoT, a internet das coisas. Já imaginou quantos dados precisarão ser armazenados quando geladeiras estiverem conectadas aos supermercados? O K2View é capaz de processar dados numa velocidade 1.000 vezes mais rápida do que uma solução convencional, ao unir o melhor dos mundos estruturados e distribuídos. Com uma operação mais simples hot backups, arquivamento e, até mesmo, recuperação de desastres se tornam aborrecimentos de administração de dados do passado.

6 Segurança

Ao criptografar cada pedaço dos dados que estão sendo processados, o K2View garante segurança incomparável e torna-se impossível uma violação em massa dos dados da sua empresa. Com uma operação ágil e enxuta, não é necessário mover dados e arquivos constantemente, muito menos desligar e religar sistemas. Mais um exemplo de segurança aos dados e à sua empresa.

Agora é com você

A migração de dados sempre gera tensão na equipe de TI. Pequenas falhas, quando somadas, podem ocasionar grandes problemas e imprevistos.

Para evitar qualquer tipo de contratempo, é preciso estar atento às questões apresentadas neste artigo e assegurar-se de escolher as melhores soluções para este processo, junto com um parceiro confiável e que tenha domínio sobre toda a tecnologia utilizada.

Quer saber mais sobre migração de dados segura? Fale com a KalTI!

Deixe uma resposta