4 áreas críticas que requerem transformação digital

Em todo o mundo, as empresas buscam fazer o uso cada vez mais pontual da tecnologia para criar diferenciais de mercado, em um contexto cada dia mais competitivo. Para se ter uma ideia, a estrutura organizacional das empresas tem se pautado pela tecnologia das quais fazem uso ou que geram em seu cerne. E diferentemente do que muitos empreendedores ainda pensam no Brasil, a transformação digital é uma realidade, que já vigora há alguns anos.

Contudo, para gerar novos conhecimentos estratégicos e diferenciais de mercado a partir da tecnologia aplicada ao negócio, é preciso superar alguns desafios – como é o caso das áreas críticas que requerem mais atenção no que se refere à transformação digital. Vejamos algumas delas!

Big data

big data

Como a sua empresa tem lidado com o grande fluxo de dados? As novas práticas de negócio aliadas às novas tecnologias têm produzido uma quantidade de dados eletrônicos exorbitante. Logo, é justamente no Big Data que está o primeiro desafio, ou seja, a primeira área crítica na transformação digital. E realmente não é fácil para as organizações lidar com este fluxo de informações, organizando e processando em grande velocidade e proporção, e principalmente, em tempo real.

Os dados geram informações relevantes para a tomada de decisão, e isso pode impactar diretamente o posicionamento da empresa no mercado. Uma solução para lidar com estas áreas críticas da transformação digital é otimizar a forma como se lida com o Big Data, ou seja, em linhas gerais, ao dividi-lo em pequenas unidades lógicas (logical unit), que é uma solução da KalTI, é possível organizar as bases de dados da forma como você gere o seu negócio, sem impactar a performance, a integridade de dados, a disponibilidade e segurança da informação – veja mais informações sobre este processo neste link.

Computação na nuvem

Há alguns anos, a computação na nuvem tornou-se muito popular entre as empresas brasileiras e isso impacta a forma como o gestor percebe as características tecnológicas da infraestrutura da empresa, as plataformas utilizadas, os sistemas tecnológicos e os processos de negócios, já que tudo perpassa sobre uma rede de computadores.

Esta é uma área crítica da transformação digital, pois além de envolver rotinas de segurança, a computação em nuvem se baseia no compartilhamento de recursos com foco em resultados sob diversos aspectos. Contudo, em relação aos recursos de armazenamento de recursos tradicionais, a computação em nuvem oferece benefícios que não podem ser ignorados pelo gestor.

Migrar dados para a nuvem a partir de sistemas internos é bastante desafiador, e além de conhecimentos especializados e planejamento assertivo, requer recurso competentes, como o da plataforma de gerenciamento de dados K2View da KalTI, que permite integrar as suas aplicações em ambientes públicos, privados ou híbridos.

Saiba mais acessando este link.

Mobilidade

mobilidade 3

O conceito de mobilidade revolucionou o mercado. Não se pode falar em produtividade sem reconhecer que todos os processos de uma empresa estão relacionados pela capacidade de mobilidade e que isso impacta na sua competitividade. Contudo, esta é uma área crítica da transformação digital, pois é preciso que a organização tenha acesso ininterrupto, sem quebra na comunicação, e disponibilize as suas aplicações sem comprometer os dados da empresa e a sua segurança.

Mídias sociais

As mídias sociais são recursos importantes na hora de se relacionar com o público-alvo e na divulgação de ideias, produtos e serviços. O fluxo de informações destas plataformas é bastante grande, uma vez que os consumidores compartilham e interagem com as informações on-line, conhecendo e propagando as marcas. São recursos importantes para a atração de clientes, fidelização do público, propagação de informações, já que tudo isso impacta no processo de inovação do negócio.

A plataforma de gerenciamento de dados distribuídos K2View, oferecida pela KalTI, é uma solução adequada para qualquer uma destas demandas – Big Data, Cloud Computing, IoT, RDBMS, mídias sociais, etc., com uma abordagem revolucionária, auxiliando empresas e projetos a atingirem excelentes resultados.

Veja também: Nova economia exige que as empresas se transformem digitalmente

Gostou da matéria? Tem dúvidas sobre transformação digital? Deixe um comentário!

Deixe uma resposta