Obtendo uma visão 360º dos clientes com a integração de sistemas

Para ser ágil, uma empresa precisa, obrigatoriamente, ter uma visão completa e em tempo real de seus clientes. Somente assim ela conseguirá saber exatamente o que eles querem, criar produtos ou serviços focados em suas necessidades e ficar sempre um passo à frente de seus concorrentes. Mas para obter uma visão 360º, os gestores precisam integrar os seus sistemas e fontes de dados, independentemente da quantidade que tiverem.

Isso porque, sem essa integração, os sistemas não “falarão a mesma língua”, e os gestores e profissionais terão que utilizar cada software separadamente – o que é inviável em termos de tempo e recursos financeiros. Sem essa integração, a empresa também não conseguirá ser ágil e acompanhar as mudanças no perfil dos clientes, o que fará com que ela perca vantagens competitivas no mercado.

A seguir, explicaremos melhor a importância da integração de sistemas para se obter uma visão 360º dos clientes e como exatamente integrá-los. Confira:

Os desafios enfrentados pelas empresas

Para obter uma visão 360º de cada um de seus clientes, a empresa precisa primeiramente coletar os dados sobre eles. Mas se estes dados estiverem espalhados por vários sistemas diferentes, que não estão em sincronia uns com os outros, nem se comunicando em tempo real, ela acabará levando muito tempo para fazer essa coleta. E a análise, claro, será dificultada e também levará mais tempo para ser realizada.

Considerando o fato de que as empresas não têm um, mas dezenas, centenas ou até milhares de clientes, coletar os dados dos clientes em cada sistema, um por um, é uma tarefa muito difícil. Ela se torna ainda mais complexa quando organizações parceiras ou companhias pertencentes a um mesmo grupo empresarial, que possuem incontáveis sistemas e fontes de dados, precisam obter a visão 360º.

Nestes casos, ao invés de gerar benefícios, a coleta de dados gerará incontáveis prejuízos ao negócio, como:

  • erros na hora das análises;
  • acompanhamento ineficaz das mudanças no perfil dos clientes;
  • obtenção de insights imprecisos, que podem levar a tomadas de decisões erradas;
  • desperdício do tempo e dos esforços da equipe;
  • perda de recursos financeiros, que afetará o caixa da empresa.

Como a integração de múltiplos sistemas pode ajudar

Para conseguir obter uma visão abrangente de seus clientes, a empresa não tem outra opção, a não ser integrar os seus sistemas e fontes de dados. Isso porque se esses sistemas trabalharem em conjunto e reunirem em um só local as informações coletadas em tempo real, poderão entregar aos gestores um conjunto de dados unificado sobre cada cliente. Isto evitará a coleta individual e acelerará todo o processo de análise.

Um provedor de serviços de telecomunicações, por exemplo, pode integrar os sistemas de histórico de chamadas e informações de faturamento e disponibilizar os dados aos seus representantes para que eles realizem atendimentos mais efetivos. Clínicas também podem integrar seus sistemas para entregar várias informações dos pacientes aos médicos, como exames de sangue, resultados de raio X e seu histórico.

| Veja aqui um exemplo de utilização de integração 360º.

Como integrar vários sistemas de forma eficaz

A integração de várias fontes de informação é uma tarefa muito complexa. E quanto mais sistemas precisarem ser integrados, maiores serão os custos de desenvolvimento, as despesas de armazenamento e o trabalho da equipe. Mas isto se o time de TI utilizar os tradicionais métodos de integração, que exigem um trabalho manual intenso de desenvolvimento e revisão, que leva tempo e gera muitas despesas.

Para integrar sistemas de forma realmente eficaz, a empresa precisa contar com o apoio de um sistema de gerenciamento de dados. Isso porque ele reduz o trabalho manual e os custos de desenvolvimento, recolhendo e organizando rapidamente as informações das diversas fontes, verificando a sua integridade com base nas regras do negócio, removendo as duplicações e inconsistências e as armazenando em um banco de dados central.

Assim, os gestores conseguem acessar e manipular os dados mais facilmente e obter rapidamente uma visão 360º e em tempo real de cada cliente. Nos dias de hoje, essa agilidade é fundamental para as empresas poderem acompanhar as constantes mudanças no perfil dos clientes, criar produtos ou serviços inovadores de forma mais rápida, reduzir custos da integração e conquistar importantes posições no mercado.

Agora que você já conhece a importância da integração de sistemas para a obtenção da visão 360º, aproveite para saber como o mascaramento de dados pode aumentar a segurança dos dados dos clientes. E se tiver ficado com alguma dúvida, basta escrevê-la nos comentários abaixo ou, se preferir, entrar em contato.

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