Gerenciamento e Migração de Dados, ETL, TDM | KAL TI

Como o Big Data melhora o trabalho do CFO

O departamento financeiro das empresas é complexo por natureza. Alguns processos tradicionais – e burocráticos – para lidar com grandes quantidades de informações continuam sendo adotados por muitas empresas até hoje. Mas nos últimos anos, os CFOs têm percebido que toda esta burocracia está sendo muito prejudicial para os negócios, e que a análise de dados precisa ser menos complexa.

Coletar dados manualmente, de diversos sistemas e setores diferentes, é algo que toma muito tempo. Isto sem contar a sua análise, que é muito complicada devido ao grande volume de informações, que cresce a cada dia. Neste cenário, os CFOs não podem mais coletar e analisar dados da mesma forma que se fazia há alguns anos. Eles precisam abandonar certos processos e tornar o setor menos burocrático, por meio das novas tecnologias.

Uma delas é o Big Data, que pode melhorar muito o trabalho do CFO e permitir que ele gere mais valor para a empresa. Abaixo, mostraremos de que formas essa tecnologia consegue fazer isso. Confira:

Ajudando a entender o comportamento dos clientes e do mercado

A evolução tecnológica acelerou o ritmo e transformou o comportamento dos clientes e do mercado. E para acompanhar esse ritmo e adequar as ações e as estratégias do departamento financeiro a ele, o CFO precisa obter insights mais rapidamente. Mas como dissemos no início deste post, a coleta e a análise de grandes volumes de dados por meio de processos tradicionais leva muito tempo e isto faz com que o gestor não acompanhe as mudanças de forma eficiente.

Hoje, uma das melhores maneiras de se obter insights de forma mais rápida é utilizando o Big Data, que coleta e transforma dados que estão em estado bruto para um formato consumível. A grande vantagem dessa tecnologia para o CFO é que ele não precisa fazer o processo de coleta manualmente. Com ela, ele obtém uma visão completa de todo o cenário, mas sem se esforçar muito para consegui-la.

Auxiliando na identificação de problemas e oportunidades

A coleta de dados por meio de processos burocráticos, por levar muito tempo para ser feita, acaba impedindo os gestores de identificarem problemas ou oportunidades assim que eles surgem. Como exemplo de problema, podemos citar o caso de um setor comercial que não alertou o financeiro sobre a perda de clientes. Se este último tiver liberado verbas para investimento antes de receber o alerta, as finanças da empresa serão impactadas.

Já um exemplo de perda de oportunidade seria quando o setor financeiro não conseguiu detectar rapidamente mudanças no mercado, como a alta ou a baixa de uma determinada moeda. Em caso de baixa, por exemplo, ele poderia autorizar a compra de insumos ou a contratação de serviços que estariam com preços menores, otimizando os investimentos e melhorando a saúde financeira da empresa.

Aumentando a segurança dos dados utilizados pelo departamento

As melhores plataformas de Big Data possuem um repositório seguro para armazenar dados antes e depois de coletá-los e processá-los. Afinal, os dados são ativos importantes, que não podem cair em mãos erradas. Soma-se a isto o fato de que, hoje, as empresas de algumas indústrias, como a financeira e a da saúde, precisam cumprir leis e regulamentos referentes à segurança e à privacidade dos dados coletados e armazenados.

Com as plataformas de Big Data, os CFOs conseguem obter uma visão completa de todo o cenário ao mesmo tempo em que cumprem os requisitos regulatórios. Existem também as soluções de criptografia e mascaramentos de dados e controle de acesso dos usuários, que reforçam a proteção e tornam impossíveis os violamentos de dados em massa. Assim, os CFOs conseguem aproveitar o Big Data com total segurança.

Viu só o quanto o Big Data melhora o trabalho do CFO? Se tiver ficado com alguma dúvida, ou quiser nos contar sua opinião sobre este assunto, aproveite o campo de comentários logo abaixo.