Business Intelligence Cockpit

Solução de Business Intelligence Cockpit pronta e especializada para seguradoras com mais de 400 KPIs e 200 relatórios predefinidos.

Business Intelligence para Seguradoras

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Inteligencia empresarial, ou inteligencia de negócios (em inglês Business Intelligence), refere-se a todo um processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações, dando suporte as ações preventivas ou corretivas para a manutenção de um negócio empresarial.

Toda empresa tem o chamado DNA, onde se cunha toda a forma particularizada dos gestores de se administrar. Dentro desses mecanismos elabora-se diversos contadores, pontos de checagem, estabelecimento de margens, indicadores de performance além de metas a serem perseguidas, de forma que o negócio tenha lucro.

Quando falamos de BI, não estamos especificamente falando de um sistema de gestão empresarial, ou de alguns relatórios estáticos, um mecanismo de BI busca informações além dessas esferas, trabalha-se as informações nos repositórios de ERP´s, planilhas de excel, informações em internet, além de dados armazenados no próprio BI, os quais mostram em tempo real qual a situação da empresa naquele exato momento.

Alguns termos falados no universo de BI são importantes de se entender:

Dashboard: um dashboard é um co
njunto ou um grupo de visões analíticas relacionado com tabelas de indicadores, relatórios, planilhas, gráficos e demais componentes de análise de informação. Em linhas gerais, um dashboard é uma coleção de vários itens podendo ser composto por várias páginas ou abas, contendo análises diversas. O essencial para se obter um excelente dashboard não está apenas na exposição dos dados, mas em fornecer ao usuário um elevado nível de interação.Business Intelligence Cockpit

Cockpit empresarial: o termo cockpit deriva da tradução de ‘cabina do piloto’. Um cockpit é formado geralmente por relógios, ou marcadores, que tem como função apresentar medidas de desempenho da empresa. No exemplo acima, podemos observar que os relógios indicam medidas sobre a eficiência da empresa.

Business Intelligence Cockpit 1

Tabelas de indicadores: Uma tabela de indicadores apresenta por meio de medidas o desempenho, partindo de um objetivo específico de análise. Ao formatar tabelas de indicadores, a visualização dos dados se agrupa com indicadores gráficos que permitem rápida absorção da informação. Uma tabela de indicadores forma-se pela junção do que chamamos de indicadores chave de desempenho (KPIs).

KPI: Um KPI (em inglês Key Performance Indicator) é uma métrica associada a um processo. O KPI foca no desempenho do processo, o que representa a distância entre a medida e o alvo objetivado. Os KPI’s têm por objetivo melhor comunicar a pontuação e se os resultados estão próximos ou longe do alvo.

Relatórios: Um relatório é a apresentação de dados transformados em informações formatadas e organizadas de acordo com requisitos de negócios específicos. Relatórios são problemáticos quando demonstram apenas dados operacionais. Quando falamos em BI, esquecemos que existem relatórios, eles passam a ser vistos como dashboards e não mais como simples impressões de dados operacionais. Um relatório geralmente é estático, não permite que o visualizador tenha acesso a formatação dos dados, ao seu somatório ou a sua sumarização. Em síntese, tendem a ser unidimensionais.

O que são indicadores: Chamamos de indicadores os diversos ícones e símbolos que complementam a visualização dos elementos gráficos nas tabelas. Os indicadores têm por competência fornecer pistas visuais sobre o desempenho. Os símbolos e as setas em cores como — vermelho: para indicar um problema; amarelo: para indicar um potencial problema; e verde para mostrar que o desempenho está dentro do esperado, ou na melhor das hipóteses, superado.


 

Imagine buscar por meio de planilhas do Excel a composição de dados como estes, é quase que inimaginável tal situação. Ao mesmo tempo, não podemos mais esperar que os relatórios oriundos de nossos sistemas de gestão resolvam todos os problemas de informações. Não é essa a função de um relatório operacional. A função de um relatório é apenas mostrar os dados correntes relacionados de forma unidimensional.

Ao analisar dados com ferramentas de maior poder, fazendo uso de BI, a agilidade passa a tomar conta do dia a dia, isso oxigena o comportamento da organização e promove a melhoria de sua performance gradativamente.

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